sexta-feira, 22 de julho de 2011

Direitos Autorais na Web 2.0

Devido a tantas questões de como se proteger do que é produzido para os meios de comunicação no mundo sem fronteiras que é a internet, o usuário, jornalista, artista e produtor devem conhecer seus direitos impedindo que suas futuras criações não fiquem presas por não ter garantia da obra, onde qualquer pessoa por ser autor ou co-autor.

Hoje é muito simples obter acesso fácil a livros, filmes, programas e jogos para download e o interessante, sem precisar pagar nada pelo serviço. Com a facilidade das ferramentas de busca, o que você precisa e de um pouco de paciência e astúcia.

O eCommerceOrg site sobre comércio eletrônico na web, possui um link "Direito Autoral na Internet" onde contém leis que protege contra a pirataria em relação a propriedade de conteúdo autoral.

Devido a fragilidade de como são expostas as notícias e pela rapidez de como a informação é gerada todos querem ser o primeiro em disseminar o assunto em evidência para trazer credibilidade e rapidez na informação ao seu site ou meio de comunicação, aumentando o número de acessos e tornando-se referência em um busca orgânica por informação rápida. E o que ajuda que esta busca seja eficaz são que os próprios usuários ou grupos que disponibilizam estes conteúdos através de marcações de taggs ou sites como De-lici-ous, flickr e claro pelo Google.

A proteção autoral ainda rastejando no Brasil esta sendo restruturada onde os próprios usuários irão opinar de como poderemos modernizar esta Lei datada em 1998.
Por outro lado existe um grupo não governamental sem fins lucrativos que é a Creative Commos que permite a disposição de baixar conteúdo com menos restrição e permite a cópia ou compartilhamento. Foi criada também a Licenças Creative Commos que são licenças onde é mostrada através de símbolos como e o que deve ser compartilhado na internet de forma democrática.

Projetos, artigos científicos e textos, são comuns o seu plágio devido a facilidade de publicação, mas, a originalidade é essencial porque plagiar qualquer um pode fazer, agora ser autêntico, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário