terça-feira, 5 de julho de 2011

Script: usar ou não usar? Eis a questão...


Se você é uma pessoa que utiliza o Twitter com frequência, provavelmente já deve ter recebido, ou lido em alguma timeline, aquelas mensagens que oferecem uma maneira fácil de ganhar muitos seguidores em pouco tempo. Estas mensagens são propagandas de softwares utilizados para automação de processos.
Chamados de script, esses softwares são criados para realizar tarefas mais rápido que de forma manual, assim, fazem em algumas horas ou minutos, um trabalho que manualmente demoraria dias para se concluído. Apesar das polêmicas que envolvem o script, se bem utilizado, esse artifício pode ajudar no crescimento de um perfil. Uma empresa "x", por exemplo, que tenha interesse em seguir muitas pessoas, poderia utilizar o script para realizar essa tarefa em pouco tempo. Assim, ao serem seguidos, muitos usuários seguiriam a empresa por reciprocidade. Mas, se a empresa "x" não tiver umas boa gestão desta ferramenta e da rede social em questão, o efeito pode ser muito negativo.
O site Twitter Central, um dos mais famosos fornecedores de scripts para Twitter, defende o uso do software e cita inúmeras vantagens para os usuários, além de dar dicas que, combinadas as ferramentas do site podem ajudar no crescimento de um perfil. Como no caso da empresa "x", usuários comuns também podem recorrer a essas ferramentas para conquistar seguidores. Porém não basta apenas o script para que isso aconteça. Além de propor um conteúdo interessante, que chame a atenção dos outros usuários, é recomendado traçar um perfil das pessoas que serão seguidas, ou seja, se o seu conteúdo é sobre política, siga pessoas engajadas e que se interessem por política e, acima de tudo, tenha bastante conhecimento sobre isso.
REGRAS DO TWITTER
Apesar de acreditar no uso positivo da ferramenta, Danilo Salles, criador do Twitter Central, teve sua conta pessoal do Twitter suspensa. O motivo alegado pela rede social é que ele teria utilizado ferramentas que violavam os termos de uso e os termos de criação de aplicativos do site. Por isso é preciso cautela e bom senso na utilização destas ferramentas, ninguém deseja perder um conta de 400 mil seguidores, não é mesmo?
Nota: O texto é referente a um ponto de vista pessoal. Não propõe induzir ou influenciar a utilização do script.
Roberto Romanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário