quinta-feira, 28 de julho de 2011

Direitos autorais na internet

A internet, como muito já se conhece, tem formado inúmeras maneiras de disseminação de conteúdo, mas, nem todo conteúdo produzido na web é de livre apropriação, como popularmente se imagina.

Músicas, livros, estudos, imagens, vídeos... a internet abrange todo o tipo de conteúdo que é produzido por muitos autores e, como acontecia antes do surgimento da rede, todo esse conteúdo é protegido pela legislação brasileira ou lei dos direitos autorais.

Criada em 1998 a lei 9.610 protege qualquer tipo de produção intelectual produzida, seja ela registrada ou não, publicada ou não. Aplicada para a internet, a lei abrange quatro grupos:

- Propriedade intelectual

- Direito de uso

- Direito de distribuição

- Exploração comercial

Apesar de amparados, os direitos autorais ainda sofrem mudanças com a advento da internet e não estão totalmente protegidos, cabendo aos usuários da rede o bom senso na utilização de qualquer material colocado e retirado da web. Podemos pensar da seguinte maneira: Será que o que estou fazendo com esta música, vídeo, texto ou imagem é a mesma coisa que gostaria que fizessem com minhas produções?

Nenhum comentário:

Postar um comentário