domingo, 5 de junho de 2011

O coeficiente viral de uma campanha – as bases do marketing viral

O marketing viral é um poderoso gerador de tráfego para qualquer site que tenha um conteúdo que agrade o público. O problema é saber o que agrada o público. Existem algumas obviedades como entretenimento, simplicidade, relevância, porém, mesmo que um site, campanha ou aplicativo de iPhone tenha todos esses ingredientes, ainda assim, não será certeza de sucesso.

Quando você consegue gerar um tráfego muito grande (investindo fortunas em links patrocinados, por exemplo) a chance de sua campanha viral dar certo aumenta, simplesmente porque você atingirá mais alfas (os influenciadores mais poderosos), mais multiplicadores (os 9% que interagem com a informação, mas não a criam, simplesmente a replicam) e mais gente que gostará da campanha, por pior que ela seja.

Provavelmente, você já viu algum dos vídeos virais da T-Mobile. Ações de guerrilha unidas a vídeos no YouTube costumam dar muito certo. Veja o número de vezes que esse vídeo foi visto no YouTube.

É importante acompanhar a todo o momento o coeficiente viral da campanha para que se tenha certeza de que ela está crescendo e não, morrendo. Caso perceba que a campanha está diminuindo seu coeficiente viral, deve-se atuar nela, promovendo alguma inovação ou novidade (será bom ter algumas novidades dessas na manga). Você só descobrirá se uma novidade aumenta o coeficiente viral ou não, testando-a.

Você descobrirá que algumas ações darão muito certo, outras nem tanto. Quem dirá isso é o público, não você. Por exemplo, tentar desenvolver conversas no Twitter não dará muito certo porque cerca de 71% dos tweets não são respondidos. É mais fácil desenvolver tais conversas com seu público em blogs ou no Facebook.

Use a Criatividade.

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