quinta-feira, 2 de junho de 2011

Congresso de Comunicação da Mega Brasil 2011

Sobre o congresso, posso dizer que tive a grande oportunidade de escutar brilhantes profissionais da área de comunicação, marketing e mídias sociais.

Mas não vamos ficar aqui falando de momento, vamos ao que interessa: Informações. Neste primeiro post vou apenas pontuar algumas informações adquiridas, e posteriormente farei um detalhamento das mesmas:

  • A primeira e acredito que a mais importante é de desmistificar o mito que as novas mídias vieram para acabar com as mídias tradicionais. Muito pelo contrário, elas vieram para complementá-las e com isso se aproximar da sociedade. As mídias novas trazem informações em alta velocidade, mas são os meios tradicionais que conseguem formar opiniões. É por isso que esta nova “era” é conhecida como a convergência das mídias.
  • Hoje as informações são transversais e qualquer pessoa, é produtora de conteúdo.
  • Quando as pessoas e empresas perceberem que o foco hoje não é a competitividade de status, mas sim, o relacionamento com o outro e com a sociedade, elas vão entender um pouco mais destas novas mídias.
  • Hoje, a tendência é a produção de sentidos, é você saber produzir, distribuir e interagir para valorizar a marca e interagir com todos os stackholders (qualquer pessoa ou organização que tenha interesse em suas publicações, produtos, serviços...)
  • Ser coerente e consistente
  • O blog como uma grande ferramenta de um contato mais direto com o público
  • Otimizar o relacionamento interno
  • Mandamentos básicos para utilizar as redes sociais: ser transparente, honesto, saber ouvir, responder e atender bem os seus clientes e seguidores e manter sempre um monitoramento das suas redes.
  • Principais Pilares da Comunicação Online: Engajar, Conteúdo Digital, Relacionamento, Criatividade e Comunicação Integrada.
  • Exemplo de Campanha nas redes sociais: Presidente Obama, Alimentos para gatos: Friskies, 'Churrascão' no Facebook; Coca-cola; entre outros..
  • Os 4 estágios de maturidade que uma empresa deve aderir no twitter: O primeiro: é o começo sem o planejamento; Segundo: monitorar as redes e identificar as crises e as oportunidades; Terceiro: Adoção de softwares de monitoramentos e constituir de uma equipe preparada; Quarta: Cultura interna e externa estabelecida ( empresa online e offline)
  • Para se dominar a comunicação de hoje é necessário conhecer a administração
  • Toda organização só funcionará se souber realizar a cultura e hoje ela é forma de administração inteligente.
  • É importantíssimo mostrar que as mensagens do twitter não são robóticas, para isso é necessário criar laços reais com o publico do seu perfil
  • Existe uma grande diferença sobre o interesse do público e o interesse público
  • Antes de retratar sobre um determinado assunto ou mesmo uma opinião deve-se ter a informação.
  • Os softwares são os melhores amigos do profissional de mídia, saiba usá-los e aplicá-los.

Algumas frases:

· “Mídia Social é igual sexo na adolescência. Todo mundo diz que faz, mas na hora do vamos ver, ninguém sabe como é direito.” - Avinash Kaushik

· “O jornalista tem o papel de escutar e não de ser melhor ou amigo do entrevistado.

Não somos Juízes, somos escutadores” - Eliane Brum

· "As pessoas estão obesas de informação. Mas, estão carentes de significado". Paulo Nassar

· “Estamos em uma época de grandes transformações, e todos nós temos três opções: temê-las, ignorá-las ou aceitá-las” - Henry Jenkins

· “A vida fora das aspas ”- Eliane Brum

· “ jornalismo não precisa de um adjetivo” - Eliane Brum

Prometo que logo mais detalharei estas informações, no momento estou fechada para balanço.(kkkk)...... aguardem!!!

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